jueves, 22 de octubre de 2009

ANALISE DO CARD: UFC 104



Salve, salve fãs do MMA.

Estou de volta. Finalmente chegou a data do grande UFC 104. O evento que acontecerá no proximo sabado para domingo, a partir das 00h00 (horario de verao de Brasilia), ao vivo no canal Combate 121 da NET). O evento acontecerá no Staples Center (ginásio do LA Lakers), em Los Angeles, na California.

O card está bom, com 3 brasileiros no card principal, porem o que mais interessa é o main-event. Mas vamos por partes:

Anthony Johnson (7-2) Vs. Yoshiyuki Yoshida (11-3): s trabalhos começam com uma luta na categoria até 77kgs, cujo campeao é o grande lutador canadense GSP (Georges St-Pierre). O americano Anthony Johnson é um lutador alto para a categoria (1m88) e é bom na trocaçao. O japones Yoshiyuki Yoshida tambem é agressivo em pé e é bom no chao. Luta boa e equilibrada para começar o evento. O japa é mais completo, porem o americano me parece mais agressivo.


Joe Stevenson (30-10) Vs. Spencer Fisher (23-4): A 2a luta do programa é no peso até 70kgs, cujo campeao é o havaiano BJ Penn e tras 2 lutadores americanos muito experientes. Famoso por sua guilhotina e com 16 finalizaçoes no cartel, o durissimo Joe Stevensson volta ao octagon. Ele que ja disputou o cinturao contra BJ e perdeu. Para enfrenta-lo, o durissimo Spencer Fisher, que desceu de categoria e tem em seu cartel, uma finalizaçao sobre o brazuca Thiago Pitbull. Lutaça, muito bem casada, que trás 2 lutadores que dao muito giro na luta. Joe Stevensson é muito duro, porem, está num momento instavel na carreira. Spencer pode surpreender.


Gleison Tibau (19-6) Vs. Josh Neer (25-8-1): A 3a luta é mais uma luta na categoria até 70kgs. O potiguar Gleison Tibau, que normalmente pesa cerca de 80kgs, luta MMA há 10 anos, tem uma carreira instável no UFC, pois ganhou de alguns lutadores inexpressivos e quando pegou alguns tops da categoria, perdeu. Para enfrentá-lo, o americano Josh Neer, que ja pegou lutadores fortes, ganhou e tambem perdeu. Luta muito equilibrada, que eu vou torcer para o brazuca, logico.


Cain Velasquez (6-0) Vs. Ben Rothwell (30-6): A 4a luta do evento, é na categoria de pesos pesados, cujo campeao, é o ''espécie'' Brock Lesnar. Essa luta, é luta para meio-round, tamanho poder de punch que os lutadores tem. De um lado, uma das sensaçoes do UFC, o americano-mexicano, Cain Velasquez (1m88 / 112kgs) é um grande nocauteador, tem uma mao durissima, tem um wrestling afiado, derruba muito bem e tem um ground n pound devastador. Das suas 6 lutas, somente uma foi até o final e uma passou do 1o round. Seu adversario, foi bi-campeao da extinta IFL, o americano Ben Rothwell (1m96 / 121kgs), é um lutador durissimo, mais experiente, mais alto, mais pesado e com mais envergadura. Uma luta que tem tudo para ser eletrizante e tem tudo para acabar rapido, pois sao 2 animais de grande, fortissimos, com mao pesada. Se Cain ganhar, acho que ele pode ir para a disputa de titulo ou quem sabe, desafiar o nosso Rodrigo Minotauro.


Lyoto Machida (15-0) Vs. Mauricio Rua (18-3): E o main event dessa ediçao, é uma disputa de titulo entre brazucas. De um lado, o desafiante, o curitibano, Mauricio Shogun Rua. Shogun, que vem de um espetacular KO diante da lenda Chuck Liddell no UFC 97, está em recuperaçao do rumo da carreira. Ele que já fez ''miséria'' na época do Pride, chegando a enfileirar nomes como: Quinton Jackson, Rogerio Minotouro, Alistair Overeem, Ricardo Arona, Kevin Randelmann, entre outros. Porem, no Pride 31, em 2006, contra Mark Colleman, ele fraturou o braço num movimento acidental. De la para cá, o Pride acabou e ele fez varias operaçoes, fisioterapias e em 2007, ele estreiou no UFC contra o duro Forrest Griffin. Irreconhecivel, Shogun foi finalizado no final da luta. Em 2009, voltou contra o veterano Mark Colleman, para fazer o tira-teima. A luta foi sofrivel. Ambos estavam com o gás bem reduzido, porem Shogun conseguiu nocautear. Até que veio a luta contra Chuck Liddell. E no meu post eu disse que, ''se o Shogun estiver numa noite em que ele lembre o Shogun do Pride, ele ganha''. E foi o que aconteceu. Um KO fantastico em cima do Chuck Liddell. Do outro lado, o campeao da categoria até 93kgs, o incrivel Lyoto Machida. Lyoto que está invicto no MMA, no começo era criticado por nao ir para cima de seus adversarios, agora vem nocauteando e finalizando mais. Porem, seu estilo é de jogar no contra-golpe, com um estilo muito baseado no karate, sendo dificilimo de ser ''encontrado'' no ringue. Ja pegou alguns cascudos pelo caminho, tais como: Sam Grecco e Michael Macdonald (2 grandes lutadores do K1), BJ Penn, Tito Ortiz (numa lutaça), Thiago Silva, Rashad Evans, entre outros. Bem, na minha opiniao, Shogun será o adversario mais completo que Lyoto ja enfrentou, sendo que Shogun me parece mais ''salgado'', ja fez combates historicos, tem um otimo chao e me parece que tem mais poder de punch. Por outro lado, Machida está numa fase que é o seu apice, com muito moral e com muito gás (lembrando que será uma luta prevista para 5 rounds de 5 minutos). Vejo Machida com mais preparo para manter o titulo. Mas logicamente que, Shogun tem todas as condiçoes de conseguir esse cinturao. Lembrando que dos ultimos 3 campeoes no peso 93 kgs, nenhum conseguiu manter o se titulo na 1a defesa.


Seria isso para esse post. Espero que seja um grande evento. O proximo evento será em 14 de Novembro, na Inglaterra, quando haverá a volta do vovo cascudo Randy Couture. Lembrando que em Novembro tambem havera mais um evento, no dia 21, quando a macadame humana, Brock Lesnar irá defender seu titulo contra Shane Carwin (invicto, com 11 vitorias) e teremos a volta de Tito Ortiz que irá lutar contra o ''fujao'' Forrest Griffin.

Fica 1 abraço

OOOSSS

Gustavo

No hay comentarios:

Publicar un comentario