sábado, 6 de febrero de 2010

ANALISE DO CARD UFC 109


Salve, salve fãs de MMA

Vamos começar a analise com o UFC 109, evento que realizar-se-á em Las Vegas, estado de Nevada, USA, no palco tradicionalíssimo do hotel Mandalay Bay, no próximo dia 06 de Fevereiro, a partir da uma da manha (horário de Brasília). O card tem alguns lutadores veteranos do evento, alguns estreantes e bons combates. Vamos a eles:


Matt Serra (9-6) Vs. Frank Trigg (19-7): Os trabalhos começam com uma luta na categoria até 77 kgs, cujo campeão é o fenomenal canadense George St Pierre (GSP) e trás um confronto entre 2 veteranos do evento. De um lado, o faixa preta de Renzo Gracie, Matt Serra. Serra que tem um belo jogo de chão, já lutou o ADCC e já teve vitorias sobre Yves Edwards, Ivan Menjivar, e uma vitoria surpreendente diante do próprio GSP no UFC 69, numa das maiores zebras da historia do UFC. Do outro lado, o wrestler americano Frank Trigg, que já lutou no Shooto, no Elite XC, no Strikeforce, no Pride e no próprio UFC, faz sua 2ª luta após sua volta. Na primeira, foi nocauteado por Josh Koschek. Trigg já fez (contra Matt Hughes) uma das maiores lutas da historia do UFC. Na edição 52 do UFC ele teve um revanche contra Matt Hughes. Os 2 lutaram muito. Vejam no link abaixo. Para essa luta em questão, apesar do belo jogo de chão de Serra, acredito que Trigg é mais agressivo e deve levar.


MATT SERRA vs GSP (UFC 69): http://www.fightsearch.com/videos/UFC/UFC_69_-_Matt_Serra_Vs_Georges_StPierre

FRANK TRIGG vs MATT HUGHES (UFC 52): http://mmavideolinks.to/fighter-videos/58/585-matt-hughes-vs-frank-trigg-2.html



Demian Maia (11-1) Vs. Dan Miller (11-2): O baile segue com uma luta pela categoria até 84 kgs, cujo campeão é o nosso Spider, Anderson Silva. De um lado, o brasileiro, faixa preta, dono de um dos melhores jogos de chão do MMA na atualidade, Demian Maia. Ele que já foi campeão mundial de JJ, campeão do ADCC e tem 8 finalizações em seu cartel. No UFC 95 ele enfrentou o duríssimo wrestler Chael Sonnen e finalizou num triangulo fantástico, depois de aplicar uma linda queda. Vale a pena ver o link abaixo. Do outro lado, teremos o americano, recém graduado faixa preta de Renzo Gracie, Dan Miller. Ele que representava a equipe de Renzo na IFL, chegou a ser campeão dessa organização no peso médio. Sem duvidas, vai ser o melhor lutador de chão que o Demian já enfrentou. Alem disso, Dan é completo. Luta bem em pé, ponto fraco de Demian. Mas como tem brazuca na parada, eu ‘’quase’’ aposto nos brazucas. Mas será uma luta duríssima, pois ambos vem de derrota. Demian foi nocauteado por Nate Marquadt e Dan perdeu por pontos para Chael Sonnen.


DEMIAN MAIA vs CHAEL SONNEN (UFC 95): http://www.mma-core.com/videos/_Demian_Maia_vs_Chael_Sonnen_UFC_95?vid=10003486

DAN MILLER vs DAVE PHILLIPS (IFL): http://www.youtube.com/watch?v=iCs_aBqKLEc



Mike Swick (14-3) Vs. Paulo Thiago (12-1): O evento segue com mais uma luta na categoria até 77 kgs. De um lado, o americano Mike Swick, que participou da 1ª edição do Ultimate Fighter. É um lutador alto para a categoria, bem seco, agressivo e bem rápido. Não é nem tão bom de chão (porem tem uma guilhotina afiada) e nem tão bom em pé, mas é um lutador raçudo e perigosíssimo. Já ganhou de bons nomes da categoria como Joe Riggs, Marcus Davis, porem vem de derrota para o moicano britânico Dan Hardy. Já o brazuca Paulo Thiago, faz parte do BOPE de Brasília e é um faixa preta de JJ e tem um jogo regular em pé. Ele lutou algumas edições do Jungle Fight e em sua estréia no UFC 95, já pegou de cara um dos tops da categoria, que é Josh Koschek, e venceu por KO (mostrando até cavalheirismo por não ter caído batendo no adversário nocauteado). Uma luta dura para o brazuca, porem acredito que ele tem jogo para ganhar, apesar de eu achar que Swick é um lutador um pouco mais agressivo.


MIKE SWICK vs JOE RIGGS (UFC 60): http://mmavideolinks.to/fighter-videos/151/1344-mike-swick-vs-joe-riggs.html

PAULO THIAGO vs JOSH KOSCHEK (UFC 95): http://www.mma-core.com/videos/_Josh_Koscheck_vs_Paulo_Thiago_UFC_95?vid=10003485



Nate Marquardt (29-8-2) Vs. Chael Sonnen (23-10-1): A 4ª luta da noite, tambem é na categoria ate 84 kgs. De um lado, o faixa preta Nate Marquardt, que já lutou o ADCC, já foi Rei do Pancrase (antigo evento japonês) até ser finalizado pelo brasileiro Ricardo Almeida, o Cachorrão. Nate vem de uma bela vitoria diante do brasileiro Demian Maia, por um KO relâmpago, no UFC 102. Já venceu também Dean Lister, Wilson Gouveia, mas foi derrotado por Thales Leites e por Anderson Silva. Já seu adversário, o wrestler Chael Sonnen, é um lutador, na minha opinião, mediano. Tem um bom jogo de wrestling, é muito forte, mas não troca bem e nem finaliza. Lutou duas vezes contra Paulão Filho, numa delas, estava muito melhor na luta, mas deu mole e tomou um arm-lock no finalzinho da luta e, na revanche, conseguiu vencer por decisão unânime. Aposto minhas fichas em Nate Marquardt, que deverá ter mais uma chance de enfrentar Anderson Silva, caso ganhe essa luta.


NATE MARQUARDT vs DEMIAN MAIA (UFC 102): http://www.mma-core.com/videos/_Nate_Marquardt_vs_Demian_Maia_UFC_102?vid=10006222

CHAEL SONNEN vs PAULO FILHO (WEC 31): http://mixedmartialartvideos.com/paulo-filho-vs-chael-sonnen/



Randy Couture (17-10) Vs. Mark Coleman (16-9): O main event dessa 109ª edição será uma luta na categoria até 93 kgs, que é a categoria dominada pelo brasileiro Lyoto Machida. Essa luta, que era para ter acontecido em 1998, reunirá 2 dos maiores wrestlers da historia do UFC e, pela primeira vez no evento, dois nomes que estão no Hall of Fame do evento, vão se enfrentar. De um lado, Randy The Natural Couture, que esta no UFC desde 1997 e estreou no mundo do MMA com 34 anos. Já venceu nomes como Vitor Belfort, Maurice Smith, Kevin Randelman, Pedro Rizzo, Chuck Liddell, Tito Ortiz, Tim Sylvia (numa aula de MMA, contra um adversário bem maior e depois de estar 1 ano sem lutar), já lutou na categoria pesado, sendo campeão tanto na categoria até 93 kgs, como na categoria pesado. Tem um boxe razoável e derruba muito bem. Seu adversário, será Mark The Hammer Coleman. Ele que já foi campeão no UFC e no Pride, onde bateu nomes como Gary Goodridge, Don Frye, Dan Severn, Igor Vovchanchyn, Alan Goes, entre outros, época em que ele estava um verdadeiro monstro. Ficou 3 anos sem lutar, e voltou ano passado, quando foi derrotado por Mauricio Shogun, na revanche de uma polemica luta que teve no Pride 31. Eu acho que se essa luta tivesse acontecido em 1998, seria muito interessante, pois Coleman estava muito bem naquela época e, provavelmente, iria ganhar de Randy. Só que hoje, Coleman tem dificuldades de chegar nos 93 kgs, pois pesa 112 kgs naturalmente, e não tem o mesmo gás. Gás que Randy Couture ainda tem, e por isso, aposto todas as minhas fichas em Randy Couture.



MARK COLEMAN vs IGOR VOVCHANCHYN (PRIDE 31): http://www.wat.tv/video/igor-vovchanchyn-vs-mark-coleman-nbvg_mxl1_.html

RANDY COUTURE vs TIM SYLVIA (UFC 68): http://www.almostkilled.com/videos/Fight_Videos/UFC_68_-_Randy_Couture_VS_Tim_Sylvia



Para as lutas preliminares, teremos a estréia do brasileiro Ronys Torres enfrentando o duríssimo Melvin Guillard e a estréia de Rolles Gracie contra Joey Beltran.

Seria isso fãs de luta. A coluna de MMA fica por aqui, desejando a todos um excelente evento. Para a próxima coluna, estarei analisando o UFC 110, que será no dia 20/02, direto da Acer Arena em Sydney, na Austrália, e trará nomes como Rodrigo Minotauro enfrentando o invicto wrestler Cain Velasquez, Wanderlei Silva enfrentando o britânico falastrão Michael Bispin, Mirko Crocop enfrentando o ex campeão da IFL Bem Rothwell, entre outros. Grande evento, pela 1ª vez na Austrália, vendeu todos os ingressos 2 meses antes.

Me despeço ao som de FREAK ON A LEASH (KORN).

Ooooossss

Gustavo TerrorZone