lunes, 13 de abril de 2009

UFC 97: ANALISE DO CARD




Salve, salve fãs de luta !!!

Nessa semana que antecede a edição de número 97 do maior evento de lutas da atualidade, estarei fazendo uma analise das principais lutas do card desse evento... que promete !!! Pela primeira vez na história do evento, 2 brasileiros estarão disputando um cinturão.

Então chega de papo, e vamos direto às análises:

RYO CHONAN (15-9) vs TJ GRANT (13-2): Essa luta não faz parte do card principal, porém escolhi começar a análise do evento por ela, pois nela está justamente o japa Ryo ''The Piranha'' Chonan, que foi um dos 4 seres na Terra que derrotaram o curitibano Anderson Silva. Isso foi no Pride Shockwave de 31/12/04. Quem não viu, acesse http://www.youtube.com/watch?v=i6D-_jAIvqs (não é a luta inteira...). No UFC, Chonan fez 3 lutas (perdeu 2 e gahou 1). Ele pega o estreiante no evento, TJ Grant, que de todas suas 13 vitóras, 12 foram por finalização e uma por TKO. Luta boa. Acho que o americano leva vantagem no octagon.

DENIS KANG (31-11-1) vs XAVIER FOUPA-POKAM (20-9): Luta muito bem casada. Uma pena não fazer parte do main card. O canadense Denis Kang, que no Pride venceu Murilo Ninja, estreiou com derrota no UFC e enfrenta o duro frances Xavier Foupa-Pokam, que faz sua estréia no octagon do UFC. Kang é mais completo, porém Pokam é perigosissimo em pé. Creio que Kang vence por ter um chão melhor.

STEVE CANTWELL (7-1) vs LUIZ BANHA (9-1): Luta que tem tudo para acabar com KO. O americano Cantwell e o brasileiro Banha, nunca decidiram por pontos. O americano estreiou no UFC em 10/12/08 com vitoria. Ja o brasileiro Banha, vem de vitoria sobre o duro camarones Remy Sokoudjou no UFC 89. Torço pelo brasileiro e acho que ele ganha por KO.

CHEICK KONGO (13-4-1) vs ANTONI HARDONK (8-4): O frances Kongo, que já ganhou de Assuerio Silva e Mirko Crocop, é favorito contra o holandes Hardonk, por ja ter vencido e lutado contra lutadores mais experientes.

CHUCK LIDDEL (21-6) vs MAURICIO SHOGUN (17-3): Uma luta muito esperada e cercada de muita expectativa, pois quem perder, está com o futuro comprometido no evento. O Ice Man vem de uma pessima fase. Perdeu 3 das ultimas 4 lutas que fez. Na ultima luta, sofreu um durissimo KO do atual campeao da categoria Rashad Evans. Porém, ainda é um grande nome no UFC. Ele enfrenta, o curitibano Mauricio Shogun, que na minha opiniao, é uma incognita. Ele que fez apresentaçoes memoraveis no Pride, no UFC ate agora nao convenceu. Perdeu de forma bizarra para o duro, porem limitado, Forrest Griffin e venceu a duras penas um decadente Mark Coleman. Resta saber qual Shogun veremos nesse evento ? O do Pride que liquidou adversarios como Quinton Jackson, Alistar Overeem, Rogerio Minotouro, Kevin Randelman ou o irreconhecivel lutador que vimos em suas ultimas apesentaçoes ? Se for o primero, ele tem todas as chances de ganhar. Se for o segundo, creio que Liddel ganha, e fácil.

ANDERSON SILVA (23-4) vs THALES LEITES (14-1): E para o evento principal, a disputa entre os 2 brasileiros pelo cinturao da categoria até 84 kgs. O curitibano Anderson Silva se achou nessa categoria e vem se mostrando um dos melhores lutadores nesse peso. Vem fazendo apresentaçoes irreparaveis no UFC. Venceu lutadores top da categoria, como Dan Henderson, Rich Franklin e Nate Marquadt. Ja fez 8 lutas no UFC, vencendo todas por KO ou finalizaçao. Está invicto desde 2006. Pela frente, o carioca, faixa preta da Nova Uniao, Thales Leites. Thales é um finalizador e tem um Jiu-Jitsu top de linha. Nao torço para ninguem nessa luta, só acho que dificilmente o Anderson finaliza o Thales e na luta em pé, as vezes, surpresas podem acontecer. Acho o Anderson mais pronto, mas nao se pode desprezar um finalizador como o Thales. Se Thales conseguir levar a luta para o chao e mante-la lá, ele ganha a luta.

Bem, seria isso para esse post. E voce ? Tem seus favoritos ? Tem seus palpites ? Deixe seu comentario aqui !!!

E lembre-se NAO BRIGUE, LUTE.

OOOOOOOSSSSSSSSSSS

Gustavo

3 comentarios:

  1. Lembrando que o UFC 97 tem transmissao ao vivo pelo Premier Combate na madrugada de sabado (18) para domingo (19) a partir da 00h00.

    OOOOSSSS

    Gustavo

    ResponderEliminar
  2. Faltando pouco mais de 48 horas para esse grande evento... quero ver se já ponho o resultado das lutas online...

    OOOOSSSS

    Gustavo

    ResponderEliminar
  3. O evento foi bom. Na media, na minha opiniao. A melhor luta foi a que antecedeu a luta principal, entre 2 americanos que eu nao conhecia, mas que fizeram uma luta muito dura. Uma pena nao terem passado nenhuma luta do undercard, pois haviam boas lutas lá. O ponto alto do evento, foi o nocautaço de Mauricio Shogun em Chuck Liddel. Alias, a luta foi muito boa. O ponto baixo, foi mais uma vez, a falta de combatividade de Anderson Silva. Já contra Patrick Cote na sua luta aterior ele ja havia meio que nao mostrado o eu jogo e dessa vez, tambem. Nao quis ir pro chao com o Thales e em cima, nitidamente, nao soltou tudo que sabe e tudo que pode mostrar. Ganhou, merecidamente, mas nao empolgou como outras tantas vezes. Seguem os resultados:

    UFC 97
    Montreal, Canadá
    Sábado, 18 de abril de 2008

    Anderson Silva derrotou Thales Leites por decisão unânime
    Sam Stout derrotou Matt Wiman por decisão unânime
    Mauricio Shogun Rua derrotou Chuck Liddell por TKO (socos) aos 4min38s do 1R
    Krzysztof Soszynski finalizou Brian Stann com uma kimura aos 3mins53s do 1R
    Cheick Kongo derrotou Antoni Hardonk por nocaute técnico (socos) aos 2min29s do 2R
    Luiz Banha Cane derrotou Steve Cantwell por decisão unânime

    PRELIMINARES

    Denis Kang derrotou Xavier Foupa-Pokam por decisão unânime
    Nate Quarry derrotou Jason MacDonald por nocaute técnico (socos) aos 2min27s do 1R
    Ed Herman derrotou David Loiseau por decisão unânime
    Mark Bocek finalizou David Bielkheden com um mata-leão aos 4min57s do 1R
    TJ Grant derrotou Ryo Chonan por decisão dividida
    Eliot Marshall derrotou Vinícius “Pezão” Magalhães por decisão unânime

    ResponderEliminar