viernes, 24 de abril de 2009

FUNCIONARIOS DE VALE-TUDO


Salve, salve fãs de luta.

Estou de volta, hoje abordando um tema muito legal no meio das lutas. Vou abordar os FUNCIONARIOS DE VALE-TUDO. Na gíria do MMA, Funcionários de Vale-Tudo, são aqueles lutadores que possuem MUITAS lutas nos seus cartéis. Mas muitas lutas mesmo !!! Vamos ver alguns exemplos ?

No Japão, um dos melhores exemplos de Funcionário de VT é o doidão Ikuhisa Minowa. O Punk, como é conhecido tem 33 anos e está com 79 lutas sendo 41 vitórias, 30 derrotas e 8 empates. Das 41 vitórias, 26 foram por finalização, 6 por TKO e 9 por decisão. Destaque para a finalização em cima do brasileiro Silmar Rodrigo no evento Brasil Super Fight, ocorrido em 19/09/03. Uma chave de joelho giratória. Infelizmente não achei o vídeo (quem conseguir, por favo me avise). Minowa luta desde 1996 e faz uma média de 6 ou 7 lutas por ano. E não escolhe adversário. Já lutou com caras muito maiores que ele, tais como o folclórico Giant Silva (Pride Bushido 10) e com o croata Mirko Crocop (Pride Total Elimination) e muito mais favoritos que ele, tais como Wanderlei Silva e Quinton Jackson (ambos no Pride também). Mas a sua melhor luta, na minha opinião foi contra o falecido Ryan Gracie no Pride Bushido 3. Uma verdadeira batalha, que Minowa perdeu, mas deu um tremendo suador no Gracie. Sua ultima luta foi em 05/04/09 contra Katsuyori Shibata, no DREAM, quando foi derrotado na decisao dos juizes. Seguem alguns links de 3 das melhores lutas de Minowa que eu encontrei:

Minowa vs Giant Silva http://www.youtube.com/watch?v=eH-wyxk6_NQ
Minowa vs Phill Baroni http://www.youtube.com/watch?v=xk39MNlPRr8
Minowa vs Gilbert Yvel http://www.youtube.com/watch?v=tbtvmBmJWow

No Brasil, temos um bom representante dos Funcionários de Vale-Tudo. É o nosso Cachorro-Louco, Wanderlei Silva. Não chega nem aos pés do numero de lutas que Minowa tem, mas Wanderlei já fez 42 lutas, sendo 32 vitorias, 9 derrotas e 1 empate. E na boa, as lutas do cara são de fato, emocionantes, tanto quando ele perde ou quando ele ganha. É adrenalina na certa. Dessas 32 vitorias, 23 foram por KO. Wand começou no MMA em 1996 (no tempo que era na mão livre) e já encarou os melhores do mundo do MMA, tais como Dan Henderson, Kazushi Sakuraba, Mirko Crocop, Quinton Jackson, Chuck Liddell e por aí vai. Seu estilo de luta é o que eu chamo de ‘’briga de bar’’ ou seja, o cara vai para dentro do adversário e ‘’seja o que Deus quiser’’. Na minha opinião, essas são suas melhores (e mais emocionantes) lutas:

Wand vs Chuck Liddell http://www.youtube.com/watch?v=aGFdNeLrd1M&feature=PlayList&p=CFF3A569DBF1DD89&playnext=1&playnext_from=PL&index=15
Wand vs Mirko Crocop http://www.mmaroot.com/mirko-cro-cop-filipovic-vs-wanderlei-silva-1-pride-20-video/
Wand vs Mark Hunt http://www.mmascraps.com/2007/08/mma-wanderlei-vs-mark-hunt-robbed.html
Wand vs Dan Henderson http://www.mmaroot.com/wanderlei-silva-vs-dan-henderson-1-pride-12-video/

Mas com certeza, é na terra do Tio Sam que moram os dois melhores exemplos de Funcionários de Vale-Tudo de toda a historia do esporte. Um deles deles é Jeremy Horn, que possui 104 lutas, sendo 80 vitorias, 19 derrotas e 5 empates, sendo 49 vitorias por finalização, 19 por TKO e 12 decisões. Seu maior feito no MMA até hoje, foi ter sido o único lutador a finalizar Chuck Liddell, no UFC 19. Horn já enfrentou alguns brasileiros como Ebenezer Braga, Rodrigo Minotauro, Ricardo Arona, Renato Babalu, Anderson Silva, Jorge Santiago e Rousimar Toquinho, perdendo para TODOS. Esse quando vê um brazuca se borra todo !!! Mas, você achou que o Jeremy Horn tem muitas lutas ??? Então espere para conhecer um lutador chamado Travis Fulton. Sim, ele mesmo. Ele é o lutador que está na figura desse post. Esse sujeito tem simplesmente 245 lutas de MMA. Isso mesmo, eu não errei não. São 245 lutas de Vale-Tudo, sendo 189 vitorias (123 finalizaçoes, 60 TKO’s e 6 decisoes), 45 derrotas e 11 empates. Travis começou a lutar em julho de 1996. Naquele ano fez apenas 3 lutas. Só que entre os anos de 97 e 99, o cara pegou gosto pela coisa e fez nada mais nada menos que 90 lutas nesse periodo... O apelido de Travis Fulton é The Iron Man (O Homem de Ferro). De fato ele faz jus a esse apelido. Ele já enfrentou feras como Renato Sobral, Ricco Rodriguez, Rich Franklin, Forrest Griffin, Ian Freeman, Dan Severn, Jeremy Horn. Ah, e como se não bastasse, esse maluco de carteirinha ainda tem lutas de boxe profissional. São 34 lutas, sendo 15 vitorias e 19 derrotas... esse cara gosta mesmo de tomar soco na cara !!!

Seguem algumas de suas lutas (atentem no classico nocaute na primeira luta):

Travis Fulton vs Jeremy Bullock http://www.youtube.com/watch?v=i8tVTuNZ3Zw
Travis Fulton vs Renato Babalu http://www.youtube.com/watch?v=iNgxEZbjMK8
Travis Fulton vs Ricco Rodriguez http://www.youtube.com/watch?v=MZBmqJdVg7M

Seria isso para essa semana meus amigos.

Um abraço a todos os fãs de luta. Espero que tenham gostado desse post e fiquem a vontade para comentar, dar sugestoes e criticar.

Sempre lembrando que o verdadeiro lutador, é humilde, respeitador e NUNCA desobedece ou desonra seu Mestre, o lugar onde ele treina e seus companheiros de treino.

OOOOOOOSSSSSSSS

Gustavo

lunes, 13 de abril de 2009

UFC 97: ANALISE DO CARD




Salve, salve fãs de luta !!!

Nessa semana que antecede a edição de número 97 do maior evento de lutas da atualidade, estarei fazendo uma analise das principais lutas do card desse evento... que promete !!! Pela primeira vez na história do evento, 2 brasileiros estarão disputando um cinturão.

Então chega de papo, e vamos direto às análises:

RYO CHONAN (15-9) vs TJ GRANT (13-2): Essa luta não faz parte do card principal, porém escolhi começar a análise do evento por ela, pois nela está justamente o japa Ryo ''The Piranha'' Chonan, que foi um dos 4 seres na Terra que derrotaram o curitibano Anderson Silva. Isso foi no Pride Shockwave de 31/12/04. Quem não viu, acesse http://www.youtube.com/watch?v=i6D-_jAIvqs (não é a luta inteira...). No UFC, Chonan fez 3 lutas (perdeu 2 e gahou 1). Ele pega o estreiante no evento, TJ Grant, que de todas suas 13 vitóras, 12 foram por finalização e uma por TKO. Luta boa. Acho que o americano leva vantagem no octagon.

DENIS KANG (31-11-1) vs XAVIER FOUPA-POKAM (20-9): Luta muito bem casada. Uma pena não fazer parte do main card. O canadense Denis Kang, que no Pride venceu Murilo Ninja, estreiou com derrota no UFC e enfrenta o duro frances Xavier Foupa-Pokam, que faz sua estréia no octagon do UFC. Kang é mais completo, porém Pokam é perigosissimo em pé. Creio que Kang vence por ter um chão melhor.

STEVE CANTWELL (7-1) vs LUIZ BANHA (9-1): Luta que tem tudo para acabar com KO. O americano Cantwell e o brasileiro Banha, nunca decidiram por pontos. O americano estreiou no UFC em 10/12/08 com vitoria. Ja o brasileiro Banha, vem de vitoria sobre o duro camarones Remy Sokoudjou no UFC 89. Torço pelo brasileiro e acho que ele ganha por KO.

CHEICK KONGO (13-4-1) vs ANTONI HARDONK (8-4): O frances Kongo, que já ganhou de Assuerio Silva e Mirko Crocop, é favorito contra o holandes Hardonk, por ja ter vencido e lutado contra lutadores mais experientes.

CHUCK LIDDEL (21-6) vs MAURICIO SHOGUN (17-3): Uma luta muito esperada e cercada de muita expectativa, pois quem perder, está com o futuro comprometido no evento. O Ice Man vem de uma pessima fase. Perdeu 3 das ultimas 4 lutas que fez. Na ultima luta, sofreu um durissimo KO do atual campeao da categoria Rashad Evans. Porém, ainda é um grande nome no UFC. Ele enfrenta, o curitibano Mauricio Shogun, que na minha opiniao, é uma incognita. Ele que fez apresentaçoes memoraveis no Pride, no UFC ate agora nao convenceu. Perdeu de forma bizarra para o duro, porem limitado, Forrest Griffin e venceu a duras penas um decadente Mark Coleman. Resta saber qual Shogun veremos nesse evento ? O do Pride que liquidou adversarios como Quinton Jackson, Alistar Overeem, Rogerio Minotouro, Kevin Randelman ou o irreconhecivel lutador que vimos em suas ultimas apesentaçoes ? Se for o primero, ele tem todas as chances de ganhar. Se for o segundo, creio que Liddel ganha, e fácil.

ANDERSON SILVA (23-4) vs THALES LEITES (14-1): E para o evento principal, a disputa entre os 2 brasileiros pelo cinturao da categoria até 84 kgs. O curitibano Anderson Silva se achou nessa categoria e vem se mostrando um dos melhores lutadores nesse peso. Vem fazendo apresentaçoes irreparaveis no UFC. Venceu lutadores top da categoria, como Dan Henderson, Rich Franklin e Nate Marquadt. Ja fez 8 lutas no UFC, vencendo todas por KO ou finalizaçao. Está invicto desde 2006. Pela frente, o carioca, faixa preta da Nova Uniao, Thales Leites. Thales é um finalizador e tem um Jiu-Jitsu top de linha. Nao torço para ninguem nessa luta, só acho que dificilmente o Anderson finaliza o Thales e na luta em pé, as vezes, surpresas podem acontecer. Acho o Anderson mais pronto, mas nao se pode desprezar um finalizador como o Thales. Se Thales conseguir levar a luta para o chao e mante-la lá, ele ganha a luta.

Bem, seria isso para esse post. E voce ? Tem seus favoritos ? Tem seus palpites ? Deixe seu comentario aqui !!!

E lembre-se NAO BRIGUE, LUTE.

OOOOOOOSSSSSSSSSSS

Gustavo

martes, 7 de abril de 2009

SÓ TEM CAMPEÃO



Salve, salve fãs de luta !!!

Esse é o primeiro post do meu Blog. O Blog para quem é fã de lutas. Começo o meu primeiro post, falando um pouco do meu contato com as lutas. Eu, como muitos, treinei Judo quando criança. Desde os 4 aninhos de idade até meus 14 anos. Sim, foram 10 anos treinando Judo. Cheguei até a faixa verde e hoje em dia, me arrependo MUITO de não ter prosseguido, pois certamente hoje, com 31 anos, seria faixa preta dessa arte milenar a muito tempo. Depois disso, tive um breve contato com o Muay Thai. Fiz um ano. Pelo menos aprendi a pular corda bem...

Mas depois disso, parei de praticar artes marciais. Mas não de acompanhar, lógico !!! As lutas sempre fizeram parte do meu dia a dia. Desde criança, SEMPRE fui muito fã de lutas. Assisti a todos os filmes do Bruce Lee. Assistia TODAS as transmissões de Boxe Internacional da Globo e da Badeirantes. Ficava acordado até altas horas da madrugada para ver o Mike Tyson detonar os adversários em segundos. Pude vivenciar a ascenção e a queda desse grande pugilista. Isso sem falar nos programas de luta livre FAKE. Pude ver o Hulk Hogan no auge da carreira e o Michel Sedan contra Aquiles, o Matador no Programa Gigantes do Ringue, que passava todo Domigo a noite. Isso era fim dos anos 80, começo dos anos 90.

Foi quando na metade dos anos 90, mais precisamente em 1995, um amigo meu que estudava comigo (o Thiago Macaco) chegou com uma fita de VHS nas mãos e me perguntou: ''Voce ja viu o ULTIMATE FIGHTING ?'' E eu para ele: ''Que porra é essa ? É luta livre ?'' E ele: '' Nao. É Vale Tudo. É tipo, um representante de cada arte marcial contra o outro e realmente vale tudo. Não é fake não. Sai sangue e tudo mais !!!''. Bem, diante da empolgação do meu amigo, resolvi ver o tal Ultimate Fighting. Era a primeira edição. Aquilo simplesmente era muito, muito, muito massa !!! O que mais me chamou a atenção, lógico, foi a maneira que o nosso representante do evento lutava. Entrava de kimono, era o mais franzino e ia ''finalizando'' todo mundo. E não é que ele ganhou o evento ? Royce Gracie ganhou de um monte de caras maiores que ele. Fiquei de cara... fui ver o que ele lutava. Um tal de JIU-JITSU. Eu sabia que o Jiu Jitsu tinha algo do Judo e tal (como os chime-vazas, que são as técnicas de finalização do Judo), mas não sabia que era tão legal. Mas como eu era adolescente e queria mais era ouvir Sepultura, Slayer, Napalm Death e tocar guitarra, nao dei muita bola para isso.

Em 2003, já com 25 anos, pensei que precisava fazer alguma arte marcial, pois sempre gostei disso e ja fazia um tempao que nao praticava nada e estava começando a ficar muito ocioso. Decidi que queria fazer o tal do Jiu-Jitsu. Comecei a pesquisar algumas academias. Fui ali, fui lá, fui acolá, mas não curti nenhum ambiente. Foi quando num Domingo, estava andando pela feira dominical do Largo da Ordem, passei na frente da extinta Body Planets e vi um banner que mostrava Jiu-Jitsu. Pensei comigo: ''Amanha eu venho aqui... na caruda mesmo !!!'' Fui na tal academia, no treino da noite e pude conhecer o Mestre Gile Ribeiro, o qual me recepcionou como se eu fosse um aluno antigo já. Me deixou extremamente a vontade e me disse: ''Aqui voce está em CASA''. Com o tempo, pude perceber que lá na GR Team, não existe A estrela do grupo, quando na verdade, o grupo todo é uma constelação. Logo de cara aquela idéia inicial que eu tinha (por ter visitado outras academias antes) foi se desfazendo pois lá na GR Team, as lições de humildade, perseverança, garra, respeito e disciplina que o Mestre Gile nos passa em todos os treinos, aliada a EXCELENTE atmosfera que existe na equipe, faz com que eu me sinta fazendo parte de uma grande familia, de uma irmandade, de um clube. O NOSSO clube de Jiu-Jitsu. A moçada que lá treina, não fica se achando, não tem marrento (já teve, mas não se criou...). Isso sem falar nos projetos sociais (Duplo J, Manancial,...) que além de tirar a criançada da maloqueiragem gratuita, ensina Jiu-Jitsu de qualidade e se transforma num verdadeiro celeiro de feras. Por isso que eu engrosso o coro que o Mestre Gile criou a algum tempo atrás e encerro esse primeiro post do meu blog fazendo a seguinte pergunta: ''O QUE QUE TEM NA GR ???'' e a resposta é muito simples: ''SÓ TEM CAMPEAO''.

Agradeço a Deus por ter me posto no caminho dessa equipe e ter me proporcinado a oportunidade de poder ter começado a treinar Jiu-Jitsu na melhor equipe do Parana !!!

OOOOOOOSSSSSSSS

Gustavo (como diz o nosso amigo Gilberto, praticante e não atleta, de Jiu-Jitsu, feliz por fazer parte da familia GR Team)